
A Ford completou nesta semana 95 anos no Brasil. A história da marca norte-americana por aqui começou em 24 de abril de 1919, quando Henry Ford aprovou a instalação da primeira montadora de automóveis no país. Hoje, além das linhas de montagem em São Bernardo do Campo (SP), e Camaçari (BA), a sua estrutura inclui a fábrica de motores e transmissões em Taubaté (SP), e o Campo de Provas de Tatuí (SP).
Além disso, inaugurou neste mês a fábrica de motores 1.0 3C Duplo Comando Flex – a primeira do Nordeste brasileiro – e apresentou o motor 1.0 3C Duplo Comando do Novo Ka. A nova planta faz parte do investimento de R$ 4,5 bilhões programado pela Ford no período de 2011-2015, o maior da sua história.
A meta de ter 100% de sua linha no Brasil formada por produtos globais, antes programada para 2015, foi antecipada para este ano e será consolidada nos próximos meses com o lançamento de dois novos compactos, dentro da estratégia da marca no mundo.
A linha atual da Ford é formada pelo New Fiesta Hatch e Sedan, Focus Hatch e Sedan, Fusion, EcoSport e Ranger, além do Edge e Fiesta Rocam. Na linha de caminhões, introduziu os extra-pesados Cargo, os leves Cargo 816 e Cargo 1119 e ainda este ano deve lançar os novos modelos da Série F.
A marca ressalta a internacionalização da engenharia brasileira com o lançamento do EcoSport, desenvolvido localmente, e já foi lançado em dezenas de mercados da América do Sul, Europa e Ásia, incluindo China, Índia e Tailândia, e o Ka Concept, também criado no centro de desenvolvimento de Camaçari.
“A Ford está num momento muito positivo, tanto no mercado mundial como no Brasil, impulsionado pelo sucesso de suas plataformas globais. E muito mais está por vir em segmentos chaves do mercado”, destaca Rogelio Golfarb, vice-presidente de Assuntos Corporativos da Ford América do Sul. “Mais do que um polo de produção, a Ford Brasil tornou-se um centro global de criação de veículos, com uma estrutura avançada de desenvolvimento de design e engenharia.”
A notícia Ford comemora 95 anos de história com linha 100% global no Brasil ainda em 2014 foi publicada em CARPLACE.