
A Subaru está comemorando a produção de 15 milhões de motores Boxer. Esse número histórico foi obtido após 49 anos do lançamento do modelo compacto Subaru 1000, em maio de 1966, que foi o primeiro veículo da marca contar com um motor totalmente novo, desenvolvido pela marca, com cilindros horizontais contrapostos e arrefecido à água.
Recentemente, a Subaru também comemorou outro número significativo: a produção de 14 milhões de unidades do sistema de tração All-Wheel Drive (AWD). O Subaru Leone 4WD Estate, lançado em setembro de 1972, foi o pioneiro na utilização desse sistema desenvolvido pela própria marca.
Atualmente, toda a linha de veículos vendida no Brasil, importada com exclusividade pela CAOA, é equipada com o motor Boxer e tração integral Symmetrical All-Wheel Drive.
Os motores Boxer contam com design de cilindros contrapostos, o que possibilita a montagem dos pistões de forma simétrica. Com isso, a movimentação dos pistões contribui para anular a força inercial, resultando em menores níveis de vibrações, alto equilíbrio rotacional e suavidade nas acelerações até as faixas mais altas de rotação.
A sinergia entre as características típicas da tração integral e a distribuição equilibrada de peso, resultado do conjunto mecânico simétrico, associada ao motor Boxer, garante maior estabilidade em altas velocidades, possibilitando a realização de curvas com maior precisão e segurança.
Veja a galeria de fotos: